quarta-feira, 15 de julho de 2009

Para o grupo de redes e também para os outros grupos - 15/7

O grupo de redes sociais desenvolveu a sua sinopse mas, aparentemente, não conseguiu a avançar muito mais do que as idéias iniciais. Na aula do dia 4/7 chegamos a conversar sobre uma idéia surgida no grupo de tratar o trânsito como uma rede social. Mas não houve nenhuma postagem e nenhum comentário sobre desdobramentos desta conversa.

Talvez a desorientação de alguns alunos, tanto do grupo de redes como dos demais grupos, tenha sido provocada por uma deficiência do professor em explicar melhor a natureza do projeto.

A produção de um projeto é uma questão central no curso porque serve de guia para o desenvolvimento do aprendizado, seguindo as etapas básicas de projetos concebidos segundo as exigências do mercado. A principal diferença é que no curso, cada etapa contempla também aulas e reflexões teóricas, ao contrário de um projeto comercial onde o cumprimento de metas é a preocupação primordial.

Assim, o projeto não é uma atividade prática para que o aluno possa aplicar materialmente o que aprendeu numa aula teórica. O conceito de projeto pressupõe a interação constante e obrigatória entre prática e teoria. Sem esta interação, a teoria se torna mera especulação e a prática não passa de ativismo. A concepção de projeto desenvolvida para este curso é causa e conseqüência da combinação de reflexão, debate e ação.

A exploração prática do campo da multimídia vai provocar em todos vocês dúvidas, perplexidades e dilemas que serão discutidos e analisados teoricamente, atividade esta que fornecerá elementos para avançar no desdobramento do projeto. Este ciclo entre teoria e pratica vai se repetir constantemente durante todo o curso. Vai alternar dúvidas ou perguntas, com soluções ou respostas, porque cada resposta gera novas perguntas.

Tudo o que disse sobre teoria e prática é corriqueiro em todas as áreas do conhecimento, mas na multimídia ganha uma relevância ainda maior porque se trata de uma disciplina ainda em processo inicial de construção. Está quase tudo por ser descoberto e experimentado. Por isto as dúvidas não são um problema, mas sim a motivação para o aprendizado. Os dilemas são desafios a serem vencidos no desenvolvimento do projeto.

As dúvidas, temores e divergências de alunos não são fatores negativos. São elementos naturais e inevitáveis, especialmente numa iniciativa multimídia. O que nos preocupa é a falta de iniciativas e de disposição para ir avançar.

Dito isto, vamos ao tema redes sociais. No dia 22 de junho, postei um comentário no blog H1N1 com uma série de observações sobre a sinopse de vocês. Desde então nada foi publicado no blog do grupo e nem do na disciplina.

Nossa próxima aula é no dia primeiro de agosto. Temos, portanto, quase 15 dias para avançarmos na definição do tema e desdobramentos imediatos do projeto do grupo. Estou a disposição de vocês durante todos estes dias para consultas e conversas. O que é necessário é definir o projeto do grupo levando em conta os parâmetros que estabeleci no comentário postado no dia 22/6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário