terça-feira, 14 de julho de 2009

Para o grupo de áudio 14/7

O grupo de áudio vem fazendo uma ótima pesquisa sobre o uso do som em multimídia e, na minha opinião, já tem duas ótimas perspectivas: o som no trânsito de Blumenau e o áudio como tabua de salvação para os surdos no trânsito.

Na pesquisa que vocês fizeram há vários vídeos que podem servir para orientar o tratamento do tema escolhido. Destaco especialmente o vídeo do metrô (sugerido pelo Guilherme), o do barulho no transito (do Caio) e o material sugerido pelo Diego, creio eu. O Caio pegou também um vídeo que segue exatamente a linha daquilo que está sendo discutido pelo grupo, ou seja a importância do áudio na Multimídia. Mas vocês podem fazer coisa muito melhor do que este vídeo.
Para tentar ajudar a pensar o tema e procurar trocar idéias durante o recesso das aulas até agora, eu vou dar alguns pitacos.

Por tudo o que vi dos vídeos que vocês selecionaram, eles tem em comum uma coisa: o som ambiente como elemento chave para determinar o tipo de percepção que o usuário terá. O som ambiente determina o ambiente. Isto é tão importante que a gente nem percebe quando está bem feito, na maioria dos casos. Só se dá conta quando está mal feito. Tanto o transito de Blumenau como o caso do cego são consquências do som ambiente. Um enlouquecendo as pessoas e o outro vitimando surdos.

Por isto acho que vocês deveriam trabalhar o tema som ambiente em multimídia, podendo tomar como casos exemplares, o de Blumenau e o dos cegos. Como é que poderiam montar o roteiro:

a)Como é que o som ambiente (musica, fala e ruídos) influencia a percepção das pessoas – entrevistar um especialista, ele poderia falar dos aspectos mais psicológicos
b)Como o som (musica, ruídos) pode contar historias – pegariam um sound designer ou um sonoplasta de novela ou cinema.
c)Estudo de casos – vocês pegariam os casos que já pesquisaram (vidfeos sugeridos) e outros fariam uma análise de cada um deles sob o ponto de vista do uso do áudio. Poderiam filmar alguém no trânsito de Blumenau e analisar, passo a passo, como mudam as reações do motorista em congestionamentos. Poderiam pegar também um cego e dar a ele um gravador para ir gravando o que lhe vem à cabeça enquanto caminha numa cidade como Floripa.
d)Interatividade/Jogos – vocês podem criar um quis onde o usuário tem três ou quatro opções de som ambiente para uma mesma cena, ele poderia montar sua própria cena. Outra possibilidade seria levar o usuário a identificar qual a percepção que o autor de um vídeo procurou criar. Resultado na base da pontuação.
e)Além disso há os óbvios: cronologia do uso do som ambiente (linha to tempo), pesquisa bibliográfica, sonora e de vídeos; identificação de autores de referência, fórum e blogs especializados.
f)Isto é só o começo. Há muitas outras possibilidades que vocês conhecem melhor do que eu.

Bom estes são alguns pitacos para provocar reflexões. O que é essencial é que vocês cheguem na aula do dia primeiro de agosto com um consenso em torno do que pretendem fazer. A fase da elocubração e do brain storm está acabando. Agora é essencial tomar uma decisão. Não importa se ela pode parecer que não é a melhor. Muito frequentemente uma sinopse mais ou menos pode dar num excelente resultado final. O desenvolvimento do projeto também é um aprendizado. Aproveitem o tempo até a próxima aula para elocubrarem e decidirem.

Um abraço e podem se comunicar comigo e entre vocês usando tanto este blog como o twitter da disciplina (http://twitter.com/cesuscmulti) . O Twitter é exclusivo para os alunos e professores do curso. Está fechado a seguidores externos.
Castilho

Um comentário:

  1. Hum, gostei das dicas. Vou pesquisar alguma coisa pra por no blog também.
    Eu estava pensando em fazer as entrevistas de um modo mais dinâmico e até criar umas entrevistas bem humoradas.

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