sábado, 4 de julho de 2009

Buscas na Web Exercício Aula 4/7

1) Faça uma análise comparativa dos cinco primeiros resultados de uma busca sobre o tema cura do stress, nos seguintes sistemas:
· Google: http://www.google.com.br
· Yahoo!: http://www.yahoo.com.br
· Bing : http://www.bing.com/
· Radar Uol: http://radaruol.uol.com.br
· Clusty: http://clusty.com/
· DogPile : http://www.dogpile.com/
2) Publique o relatório individual no blog da disciplina, como comentário no posto sobre buscas.

14 comentários:

  1. Raffael do Prado - O buscador mais interessante para esta tarefa foi o Bing, da Microsoft. Os resultados traziam textos técnicos e esclarecedores de tratar o stress. No entanto, também apresentou resultados comerciais, como sites de pousadas e remédios milagrosos.
    Yahoo!, Bing e RadarUol apresentaram resultados semelhantes.
    Clusty e DogPile sugeriram links ainda mais espercíficos para a área de saúde.
    E, por fim, o Google trouxe resultados de blogs, lojas de departamentos, hotéis e outros como sugestões de cura para o stress.
    Para um tema tão específico, não acredito que o Google seja a melhor ferramenta de busca. Neste caso, eu usaria o Bing.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei curar o estresse!
    Parece mais uma pergunta simples de ser respondida: como curar o estresse? Minha vó, sempre disse que isso é coisa de gente fresca, mas com o passar dos anos foi provado que é uma doença e deve ser tratada, desbancando a teoria da minha pobre vovozinha. Pois bem, vamos para a internet para saber do que se trata a patologia. Quanto à definição, muito fácil e rápido para ser encontrada. Já quando o assunto são as soluções...
    Praticar esportes, ter um Hobby, manter uma alimentação sadia. Essas são algumas das dicas que a maioria dos sites dá para os “receptores”, que buscaram a informação. O problema são os comerciais. Que tal curar o estresse, com um chá milagroso. Ou então ficando um mês em um Hotel de luxo? Sem falar em técnicas que prometerem além de curar a doença, fazer as pessoas desenvolverem o lado cognitivo, intelectual dos internautas. Isso mostra que é necessário muita atenção, e principalmente discernimento para escolher as fontes realmente fidedignas. Apesar de existirem vários sites de busca, na maioria as paginas privilegiadas são de comerciais. Afinal, todo mundo tem que sobreviver.

    ResponderExcluir
  4. O Google mostra como primeiro link da pesquisa um site de downloads com papeis de parede para desktop, o que não é relevante ao tema. Os demais resultados trazem links com informações interessantes a pesquisa: cura do stress. O 5° link leva a um site com uma caricatura que brinca com o que deveria ser feito para se curar o stress.
    No Yahoo o primeiro site apresentado está fora do ar. Já o segundo link é um blog com um texto estilo “comédia” sobre o assunto. O site saudevidaonline.com.br apareceu tanto na pesquisa do Yahoo como na do Google.
    O Bing volta a aparecer o site cefalus.pro.br como link patrocinado, mesmo site que estava fora do ar na pesquisa do Yahoo. O site saudevidaonline.com.br volta a aparecer entre os 5 primeiros links da busca, que conta com outros 2 links comerciais da área de turismo e outro contendo vídeos não relativos ao tema.
    No RadarUOL os cinco primeiros links são links patrocinados, onde nenhum deles trás informações relevantes ao tema.
    O primeiro link numerado do Clusty leva a uma pesquisa sobre o tema no Bing. Todos os resultados são em inglês ou espanhol.
    No buscador Dogpile os resultados são na língua inglesa. O interessante deste site é que ele indica outras palavras-chave de pesquisa, algumas em português e outras em inglês.
    Com essa pesquisa básica nestes 5 buscadores percebi que o Google é o que mais trouxe temas relacionados diretamente ao tema pesquisado.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante o mecanismo de busca do Radar Uol por causa da quantidade de links patrocinados.
    No Clusty gostei da separação de categorias lateral além dos resultados da minha procura.
    Já no Bing achei interessante a organização dos links sobre o assunto.
    No Yahoo,Dogpile,Bing achei legal a mistura de organização de blogs e sites do assunto pesquisado.
    No Google achei a maior aproximação do assunto pesquisado.

    ResponderExcluir
  6. No Google a pesquisa sobre a cura do estresse trás no topo dois sites comercias de clinicas para o tratamento. Na seqüência ocorre uma diversidade entre Yahoo respostas e sites com dicas sobre o tema. Não fiquei surpreso com o resultado.
    Já no Yahoo fiquei um pouco decepcionado, pois querendo uma informação consistente encontrei primeiramente só propaganda. Só no quinto site que fui obter alguma informação, e mesmo assim era uma pagina do UOL, o que não me agradou muito.
    No radar UOL a minha busca só piorou, começando com 5 links de propaganda. Posteriormente com o subtítulo de MUNDO os links mais “interessantes” começaram a surgir. Contudo achei um site com boa usabilidade, semelhante a do Google.
    O novo site de busca Bing me agradou pela interface. Achei agradável, porém, só para variar, os três primeiros sites eram comerciais, na seqüência apareceu um blog, o que me deixou surpreso positivamente. Atualmente sabemos que os blogs são importantes ferramentas da distribuição da informação. Os demais sites diversificaram muito, normal.

    ResponderExcluir
  7. O WWW.google.com.br procurou sites, blogs e notícias relacionadas como assunto.
    Dá a opção de procurar só imagens ou notícias. Posso escolher filtrar entre web, páginas em português e páginas no Brasil
    Separa, ao lado direito da tela, alguns links patrocidados

    O WWW.yahoo.com.br procurou sites, blogs e notícias relacionadas como assunto.
    Dá a opção de procurar só imagens ou notícias. Posso escolher filtrar entre web, páginas em português

    O http://radaruol.uol.com.br procurou sites, blogs e notícias relacionadas como assunto. Separando, em ordem, sites patrocinados e depois sites no mundo.
    Dá a opção de procurar só imagens ou notícias. Posso escolher filtrar entre web, páginas em português e páginas no Brasil

    O http://clusty.com/ procurou sites, blogs e notícias relacionadas como assunto.
    Apresenta uma menu, desmembrando o item procurado, dividindo em v´rios temas, que vão do “natural” até a “games”

    No http://www.dogpile.com/ o sistema semelhante aos outros com a diferença que ele apresenta um menu com opções de variações do tema.

    Achei mais interessante o clusty, porque me deu uma opção de filtros e alternativas de procura diferente dos outros sites

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Analise comparativa dos resultados da pesquisa com o tema cura do stress.
    Através desta analise é possível perceber encontramos na web diferentes fontes de informação relacionadas a objetivos distintos, tanto para quem pesquisa como para quem disponibiliza as informações. Destaco inicialmente os interesses comerciais que em alguns sites de pesquisa já estão disponíveis nas primeiras páginas. São empresas dos mais variados segmentos que aproveitam a oportunidade para oferecer produtos e serviços relacionados ao tema pesquisado. É importante destacar que esta pode ser uma opção que pode estar relacionada aos possíveis objetivos de quem realiza a pesquisa. Como exemplo, posso citar o caso de alguém que está estressado em frente ao computador e procura um opção na net para resolver o problema, uma viagem que aparece entre as primeiras opções da pesquisa com esse tema pode ser uma boa opção. Por isso considero importante a disposição destas informações.
    Penso ser fundamental destacar também a grande diferença registrada entre a ordem em que as informações estão disponíveis nos sites. Percebi que em alguns casos as informações se repetem, mas em ordem diferente. As características que influenciam estes ordenamentos são as mais variadas. Destaco os possíveis interesses financeiros e os mecanismos de atualização de cada site. A própria página do Google, que disponibiliza uma coluna para links patrocinados, disponibiliza como primeiras opções links para sites com informações bem superficiais sobre o tema e que oferecem produtos e serviços para tratar o problema. Na maioria dos casos também percebi que as atualizações são freqüentes.
    Assim, é possível concluir que todas as pesquisas precisam ser muito criteriosas e feitas com objetivos claros. Hoje quem não conhece os mecanismos que podem ser utilizados como filtro para a busca desse tipo de informação precisa disponibilizar de um bom tempo para encontrar os resultados esperados.

    ResponderExcluir
  10. Pesquisa em ferramentas de busca, sobre o tema:
    A cura do stress.
    Sites encontrados nos sistemas de busca:
    Tarefa solicitada, mãos (ou melhor, dedos) à obra. Abri o navegador e lá postei, sem critério e e de maneira “robotizada”, no Google (primeiro a ser aberto): A Cura do Stress.
    Pronto, lá surge na tela: 1.310.000 resultados.

    Na primeira página de resultados, uma página me chamou a atenção. Foi de um site chamado Saúde Vida On-line, que relacionava no título a pergunta: O que é o Stress? Ora se estou procurando a cura para algo, porque o sistema de busca me relacionou uma página sobre o conceito da palavra stress? Ele não deduz que eu já sei o que é e quero achar (somente) a “cura”? Fui no Yahoo Search e fiz a mesma pesquisa...lá estava a mesma página relacionada, só que mais próxima a primeira posição!
    Logo, me ative a observar as abordagens relacionadas em ambas as ferramentas (Google e Yahoo) sobre o tema Stress. Novas palavras citadas: controle, evite, amenize, conviva, reduza...

    Logo, pela observação dos tópicos, a “cura” acaba se tornando duvidosa. Afinal, tem-se uma receita, milagrosa para a cura? É através de remédio? Ou através de atitude, de ações que devemos tomar?
    Insisti e procurei no Bing, na mesma frase, a “Cura do Stress”. Surpresa, um resultado inesperado na primeira página. Um vídeo. O mouse pesou. O clique, inevitável.

    O vídeo, hilário. Uma simpática hipopótama canta ao lado de um cachorro dançarino. A mensagem, singela, lembra os vídeos de auto-ajuda: “pense positivo”, “acredite em você”, “relaxe”...coisas do tipo.

    Até o momento, não entrei em nenhum site relacionado (com exceção do vídeo) ainda. Mas já comecei a pensar em mudar as palavras-chave da minha busca. Quem sabe: “evitar o stress”?

    Bingo! Surgem as primeiras e diferentes abordagem por áreas. Ainda não relacionadas por temas (páginas web), mas já relacionadas com temas. Encontrei alguns interessantes como:

    . Evite stress no seu casamento
    . Troque o seu computador por um core 2 duo e fuja do stress
    . O Stress e a depressão
    . Trabalhe com o que gosta e não tenha o stress

    O que acabei resumindo da minha rápida busca (não posso chamar de pesquisa), que para pesquisar sobre o tema “stress” no âmbito “cura”, devo pesquisar também por sinônimos e definir melhor a área que ao tema irá se relacionar.

    Os resultados das ferramentas de busca são parecidos, com as palavras-chave utilizadas. Logo, o melhor “sistema” é a maneira que usamos a ferramenta.

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu pesquisei usando aspas ("a cura do stress") e os resultados, analisando o 5 primeiros itens da busca, foram os seguintes:

    Google: Foram encontrados resultados relevantes apontados em sua maioria para blogs e uma rápida pesquisa nos vídeos do Youtube.

    Radar Uol: Igual ao google sem a pesquisa no Youtube.

    Yahoo: O primeiro resultado foi um site sobre Vinoterapia-2008, sobre um programa anti-stress e os links seguintes mostraram textos não muito relevantes, como blogs que apenas contém a palavra stress mas mostram assuntos divergentes e um link expirado do wordpress. Tem uma boa busca em páginas em português.

    Bing: Mostrou sites de pousadas, turismo e um site de venda de CDs.

    Clusty: Partiu mais para a área da medicina. Resultados só em inglês.

    Dog pile: Os resultados foram links menos atualizados que redirecionam para os outros buscadores, com um link do Youtube. A maioria dos sites apontou para páginas de jornais. Os links em português apareceram por último.

    Nesse tipo de pesquisa o Google ganhou por ter um banco de dados mais atualizado, bom suporte às páginas em português e uma busca nos vídeos do Youtube.
    Apesar de o Google ter se saído melhor nesta busca, a pesquisa mostrou que é importante o uso de outros buscadores, pois sempre tem um assunto relevante que seria difícil de ser encontrado apenas com um buscador.

    ResponderExcluir
  12. O Google e o Radar Uol exibiram praticamente os mesmos resultados (com um link para um papel de parede no início da lista), dentre os quais há vários links para sites da área da saúde, com textos com a descrição, sintomas e tratamento da doença.
    O Bing e o Yahoo mostraram resultados menos pertinentes ao tema, como sites de livros de auto-ajuda e centros de terapia holística, e propagandas de tratamentos Zen (o tipo de resultado que geralmente aparece nos links patrocinados dos sites de busca).
    O Clusty encontrou vários sites estrangeiros, entre eles a pesquisa no Bing sobre o mesmo tema e um artigo em PDF sobre stress executivo. Seu esquema de exibição dos links patrocinados é o mais "clean" de todos, ao lado da lista de resultados.
    O DogPile também encontrou mais sites estrangeiros que brasileiros, o que foi resolvido optando por selecionar a língua portuguesa no menu "advanced search". Porém, o site também trouxe resultados curiosos, como um vídeo humorístico do YouTube e um blog com uma pesquisa acadêmica sobre o mesmo tema.

    Dentre os sites de busca utilizados, o Google e o Radar Uol foram os que encontraram sites mais pertinentes ao tema pesquisado.

    ResponderExcluir
  13. Google – apresentou as respostas bem objetivas em relação a pergunta
    Bing - apresenta alguns sites patrocinados, junto com os demais.
    Clusty – me parece que ele associou a palavra “cura do estresse”, a doença, e fez uma busca medica.
    Yahoo – a maioria dos sites não apresenta um bom conteúdo.
    UOL- apresenta alguns sites de venda aleatoriamente, assim como o bling
    Dogpile- aparentemente parece que ele fez busca em sites mais “confiáveis” em jornais etc.
    Para essa pesquisa o clusty foi o que apresentou as melhores respostas( por minhas expectativas).

    ResponderExcluir
  14. Os sites de busca Bing, UOL busca e dogpile, mostraram resultados mais comerciais. O Bing, por exemplo, chega a apresentar indicações de pousadas nos primeiros 5 resultados. O site UOL busca faz uma divisão separando os resultados comerciais dos informativos. O site dogpile mostra já abaixo do campo de busca as logomarcas dos sites Yahoo, Google, live search e ask, indicando que os resultados serão pesquisados nestes outros mecanismos de busca. O Google e o Clusty apresentaram resultados de páginas com conteúdos mais informativos a respeito da doença.

    ResponderExcluir