quarta-feira, 8 de julho de 2009

Críticas e avaliações no andamento dos projetos multimidia

Oi pessoal,
Na aula de sábado (4/7) foi feita uma discussão sobre o andamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos grupos. Uma das questões levantadas durante a troca de idéias foi a necessidade de acelerar e intensificar a interatividade entre os grupos e os professores, entre os vários grupos e principalmente entre os seus integrantes.

Os primeiros passos no desenvolvimento de um projeto multimídia integrado são sempre complicados, inseguros e carregados de dúvidas. Todos nós sabíamos ou pelo menos suspeitávamos que isto poderia suceder, mas nos surpreendemos quando realmente aconteceu. Alguns grupos tiveram problemas e dissidências.

Neste sábado cada grupo fez uma auto-avaliação de suas ações e de seus problemas. Eu participei de cada uma destas discussões durante algum tempo e dediquei especial atenção ao grupo de Narrativas, que ficou bastante desfalcado porque só um de seus membros participou da aula até o final.

Ao longo das discussões ficou claro que, salvo o grupo Narrativas, todos os demais já tem o seu tema definido e materializado numa sinopse provisória. Alguns grupos ainda tinham dúvidas sobre a escolha feita, mas ponderei que a partir de agora não era mais recomendável ficar mudando de tema. Os grupos teriam que partir para o desdobramento da proposta, assumindo que a idéia inicial poderia não ser a melhor de todas, mas que ela poderia dar origem a um excelente projeto caso o grupo se jogasse inteiro na tarefa de aprimorá-la.

No caso do grupo de Narrativas, o Cleber tomou a iniciativa de reativar a discussão no grupo e já propôs um conjunto de idéias para serem detalhadas. No grupo de Áudio, o Guilherme postou no blog uma sugestão que foi apoiada pelo Caio.

Também foi discutida a necessidade dos grupos intensificarem o detalhamento dos temas escolhidos a partir de pesquisas na Web. Foi esclarecido que a pesquisa bibliográfica inicial tem como finalidade dar aos membros de cada grupo a possibilidade de estudar mais os temas selecionados. Mas não é a bibliografia final, a ser publicada no projeto. O pedido de pesquisa feito no posto do dia 22/6 visava fazer com que os grupos recolhessem material para discussões internas tanto a partir de livros, como vídeos, fóruns e gravações. Apenas o grupo de narrativas produziu a sua pesquisa, mas foi enfatizado que todos os demais teriam também que cumprir suas metas.

Para a próxima aula de Projetos Multimídia, prevista para o dia primeiro de agosto, as pesquisas já devem ter sido feitas dando condições para que seja possível passar à fase de preparação dos roteiros. Como é um intervalo grande de dias, amos ter que trocar figurinhas sobre o andamento das conversas dentro dos grupos e entre eles.

O começo sempre é difícil, especialmente numa proposta como a nossa. Por isto é tão importante a participação de todos para que os erros possam ser corrigidos rapidamente.
Um abraço
Castilho

3 comentários:

  1. Concordo! A comunicação entre os integrantes dos grupos é fundamental, principalmente para o nosso que é bem distinto. Até a próxima aula!

    ResponderExcluir
  2. No caso do grupo de Narrativa as minhas nobres colegas ainda nem deram sinal de vida. Mas penso que na próxima aula já vamos confirmar o tema “Doação de órgãos” com base de trabalho. Sendo assim, vai ser possível seguir na linha iniciada e manter as atividades desenvolvidas até agora. Abraço a todos e até sábado.

    ResponderExcluir
  3. O Castilho falou tudo.
    Encontrar problemas no grupo é a parte mais fácil, porém se dedicar a procurar soluções é uma tarefa àrdua e é aí que o aprendizado aparece. Penso que o interesse vem de cada um e as novas idéias não vêm perfeitas de fábrica. Às vezes o problema está na nossa organização.

    ResponderExcluir