sexta-feira, 24 de julho de 2009

Para o grupo de Narrativas

Na aula do dia 4 de julho, conversei longamente com o Kleber sobre as idéias em debate dentro do grupo. Depois disto continuei pensando no que foi conversado e me vieram à cabeça algumas possibilidades que vou compartilhar com vocês.

Quando conversei com o Kleber, nós dois chegamos à conclusão de que o melhor mesmo seria manter a idéia da doação de órgãos, para o grupo não ficar num vai e vem que só acabaria desgastando todo mundo.

Achei no entanto que era necessário buscar um enfoque mais especifico sobre a questão das doações. A primeira coisa que me ocorreu foi que o tema é amplo e inevitavelmente levaria o grupo a ter que focar num aspecto. Ao pensar em possíveis enfoques mais limitados, surgiram inúmeras possibilidades, quase todas elas tendo alguma coisa em comum com o que já foi feito pela televisão.

Aí me ocorreu sugerir a vocês que tratem da questão das doações a partir de um ângulo específico mais vinculado à preocupação do curso em explorar possibilidades da multimídia.
Assim eu proponho a vocês discutir o seguinte enfoque: como desenvolver um projeto multimídia sobre doação de órgãos usando uma narrativa não linear.

Alguns de vocês provavelmente argumentarão: Não dá para fazer, porque ainda não sabemos o que é narrativa não linear e muito menos como usá-la na multimídia.

Se nós estivéssemos numa empresa, a pergunta tornaria o projeto sem sentido. Mas num curso, o fundamental é o aprendizado e portanto parte-se do princípio de que vocês vão aprender o que é narrativa não linear e experimentar como desenvolvê-la, usando historias sobre doação de órgãos.
A narrativa não linear será dada gradualmente para que vocês possam combinar teoria e prática passo a passo. O grupo de vocês receberá, obviamente, uma atenção maior dos professores de narrativas não lineares.

Mas para inicio de conversa, a proposta é que vocês comecem fazendo uma pesquisa na web sobre narrativas não lineares, anotando todas as dúvidas para que elas possam ser discutidas em profundidade na reunião com o grupo. Este método visa aumentar a eficiência de aula expositiva porque já será possível discutir sobre questões concretas situadas dentro do contexto do conhecimento de vocês (mesmo que parcial). No final deste post há alguns endereços para iniciar a pesquisa:

a) Pesquisa e discussão sobre narrativas não lineares em multimídia
1) Pesquisar o que é, como funciona,
2) Buscar exemplos dentro e fora da multimídia
3) Documentos e autores de referência na área
4) Histórico
5) Mais tarde será feita uma pesquisa mais ampla sobre bibliografia, infográficos, vídeos e programas disponíveis.

b) Pesquisa sobre doação de órgão – Vocês já fizeram uma boa pesquisa sobre o tema, mas falta alguns dados para que seja possível avaliar a dimensão do problema. A pergunta que daria o ponto de partida para o projeto poderia ser a seguinte: Qual a chance de um brasileiro qualquer encontrar um doador para um transplante, caso necessite?
1) Estatísticas nacionais e internacionais / o Brasil comparado a outros países;
2) Pesquisa sobre carências na doação de órgãos no Brasil
3) Fila de espera por um transplante
4) Identificar centros de referência e situações criticas
5) Identificar personalidades de referência.
6) Histórico da questão no Brasil

http://www.geocities.com/televisioncity/set/3445/pulp.html
http://www.unb.br/fac/ncint/site/parte44.htm
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=303SPE001
http://hiperinterativos.wordpress.com/2009/05/03/hqtronicas-narrativa-multissequenciais-e-colaborativas/
PASSARELLI, B.( org.) Multimídia e a narrativa não-linear. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, 2001. (Este é um livro)
http://prisma.cetac.up.pt/artigospdf/ciberjornalismo_e_narrativa_hipermedia.pdf

Um abraço e espero as reações do pessoal do grupo para continuarmos a conversa.
Castilho

Um comentário:

  1. Boas idéias Castilho, penso que esta é uma excelente linha de raciocínio que pode resultar em um ótimo trabalho. Agora mãos à obra. Vamos realizar as pesquisas e na próxima aula deabter sobre os próximos passos. Não podemos mais perder tempo.
    Abraço
    Cléber Roberto

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