segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Contexto do curso e dos projetos / aula do dia 1/8

Os professores fizeram uma análise das primeiras quatro aulas da disciplina e chegaram a conclusão de que faltou mais de discussão sobre o contexto onde a multimídia está inserida na internet. O que se segue são os pontos principais da discussão:

1) É essencial entender a natureza das mudanças em curso e perceber melhor não só a proposta do curso, mas principalmente a forma como ele está sendo encaminhado.
2) O computador não é uma maquina de escrever sofisticada e nem a internet é um sistema telefônico melhorado. É todo um ambiente novo de comunicação em desenvolvimento
3) O que percebemos é o fim de uma era: a crise dos setores integrantes da chamada industria cultural, os setores que trabalham com informação.
4) Esta transição de modelos de comunicação está carregada de incertezas, coisas que ainda não sabemos, coisas que devemos pesquisar e experimentar.
5) Incertezas geram insegurança
6) A insegurança provoca dois tipos de atitudes: o recuo diante da incerteza para se ater aos modelos conhecidos ou a abertura para o incerto e a procura de novos modelos.
7) A multimídia está neste contexto.
8) Ela está bem no meio da transição de um modelo linear, vertical e centralizado para um modelo não linear, horizontal e descentralizado.
9) Ninguém sabe ainda ao certo como será a não linearidade, ninguém sabe ao certo como substituir o sistema vertical pelo horizontal, e ninguém sabe ainda como vai funcionar um sistema descentralizado.
10) Centenas de comunicadores, pesquisadores e jornalistas estão experimentando a multimídia em todo mundo. Ninguém chegou ainda a uma formula.
11) Todos eles têm uma coisa em comum: a incerteza
12) O nosso projeto não é uma exceção neste contexto.
13) Nós também incorporamos uma boa dose de incerteza no curso e na proposta de desenvolvimento de projetos.
14) Estamos tendo que aprender a conviver com ela. É impossível eliminá-la, mesmo que alguém decida agarrar-se ao que antes parecia seguro e certo.
15) A única forma de enfrentar a incerteza é a experimentação.
16) A experimentação é explorar situações e processos novos.
17) Experimentação é aprendizado.
18) O alune aprende experimentando e pensando.
19) Esta combinação é que gera a inovação e a criatividade.
20) A disciplina de projetos multimídia não é uma aula prática.
21) Ela é um processo de aprendizado onde vocês estão criando algo novo (um projeto multimídia interativo e não linear) por meio da experimentação e reflexão.
22) Os professores também fazem parte deste contexto. Eles não têm a fórmula mágica que acabará com as incertezas dos alunos.
23) Os professores também estão aprendendo porque cada aula, cada curso, cada projeto é um desafio novo porque incorpora novos dados trazidos pelos alunos.
24) O modelo de aula onde o aluno era levado a imitar o professor, reproduzir o que ele disse, está morto, porque não ajuda a resolver a incerteza. Hoje a aula tende a ser uma troca de idéias e experiências, para que com isto cada um saia com mais ferramentas para enfrentar a incerteza.
25) Se uma aula é uma troca, então ela deve ser um processo coletivo. Não dá para enfrentar a incerteza de forma isolada porque precisamos do conhecimento dos outros (do professor e dos colegas) para desenvolver habilidades e ampliar conhecimentos.
26) A disciplina de projeto multimídia está neste ambiente.
27) Divergências são naturais, inevitáveis e saudáveis, porque é pela diferença que descobrimos a complexidade e a forma como achar soluções.

Alterações e correções de rumo

1) Decidimos dar um empurrão no processo de aprendizado para intensificar o trabalho fora da sala de aula. A partir de hoje, os alunos receberão tarefas que deverão ser executadas até a próxima aula, quando cada um de vocês fará um relatório oral do trabalho feito com discussão em sala. Isto passará a ser uma rotina na disciplina de projetos. Estes trabalhos que estarão todos ligados ao desenvolvimento do projeto de cada grupo, serão levados em conta na avaliação final da disciplina.
2) Além disso, o desenvolvimento dos projetos será dividido em três fases com prazo fixo para todos os grupos. Ao final de cada fase, os grupos farão uma apresentação em Power Point sintetizando o trabalho realizado, as experiências colhidas, os problemas resolvidos ou não resolvidos e principalmente uma avaliação da dinâmica interativa do grupo. Serão uma serie de três mini-projetos em PPT.
3) A primeira apresentação será no dia 26 de setembro e terá como tema sinopse, roteiro e storyboard. A segunda apresentação será no dia 5 de dezembro e terá como tema o plano de produção do projeto. A terceira e ultima apresentação será no ano que vem , quando a produção dos projetos estiver concluída. A data ainda será marcada.
4) Os professores da disciplina de projetos multimídia darão assistência especial a cada grupo. O professor Felipe ficará encarregado de acompanhar o grupo de áudio, o professor Marcius ficará com o grupo de imagens, o professor Daniel com o grupo de Redes e eu com o grupo de Narrativas.
5) Esta assistência será feita pela internet (via blog, twitter ou MSN) ou presencialmente quando o professor ministrar aulas da disciplina.
6) Finalmente, os professores decidiram que hoje é o prazo final para que todos os grupos definam os casos a serem estudados no projeto do respectivo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário