segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tarefas de pesquisa para aula do dia 4/7

Oi Pessoal,
Na última aula, no sábado, conversei com os vários grupos para discutir as dificuldades que os alunos estão encontrando na produção da sinopse e agora no início da produção do roteiro. Deu para perceber que apesar das dúvidas e indecisões, o trabalho está avançando mais rápido do que era esperado.

Durante as conversas foi possível identificar algumas questões comuns e a partir delas resolvi sugerir algumas dicas para facilitar a pesquisa e o desenvolvimento da primeira versão do roteiro.

Como todos os projetos terão um enfoque multimídia, há determinadas áreas que todos terão que pesquisar. Assim a sugestão é que vocês comecem pesquisando pelos seguintes pontos:

a) Histórico do tema a ser abordado. Esta pesquisa de antecedentes será usada como base para produzir uma linha do tempo, por exemplo. Todos os projetos terão que contextualizar o tema e isto significa apontar, entre outras coisas, as origens, evolução e principais transformações.
b) Bibliografia – é essencial que vocês comecem pesquisando fontes de informação como livros, sites na web, weblogs, papers, teses, dissertações, informes, relatórios, pesquisas etc. Esta pesquisa é essencial para vocês formarem o conjunto das informações que permitirão criar a espinha dorsal da narrativa e conhecer o que há de mais atual no setor. Cada membro do grupo deve fazer a pesquisa e todos os resultados interessantes e relevantes devem ser anotados para posterior localização. Estas fontes formarão mais tarde a parte de links e bibliografia do projeto multimídia.
c) Autores de referência – a pesquisa deve incluir também os nomes de pesquisadores importantes, de autores conhecidos e com autoridade no setor, ativistas, blogueiros, profissionais e empreendedores. Esta lista de personagens será importante para produzir biografias e também para entrevistas a serem publicadas no projeto.
d) Interatividade – cada grupo deve pesquisar jogos, questionários, adivinhações, concursos, produção coletiva etc capazes de atrair visitantes e envolvê-los no tema que o projeto vai desenvolver.
e) Tema central – cada membro do grupo deve tentar produzir um rascunho apontando, pelo menos, cinco itens que devem ser abordados no desenvolvimento do tema principal, alem dos que foram listados aqui. Por exemplo: se o grupo vai desenvolver um trabalho sobre mash up (produção de imagens superpostas e modificadas) , os cinco pontos poderiam ser os seguintes:
1) qual o tipo de assunto numa abordagem multimídia, onde a técnica do mash up pode transmitir maior quantidade de informações e de forma mais rápida;
2) o que é um mash up e como produzi-lo;
3) vantagens e desvantagens do mash up num projeto multimídia
4) os vários tipos de mash up
5) o mash up como arte, noticia e negócio

f) Tarefa - A nossa próxima aula da disciplina Projetos Multimídia será no dia 4 de julho. Até lá, cada grupo deve pesquisar os temas sugeridos (itens de a até e) e publicar os resultados no blog do grupo. Será um trabalho individual que depois de publicado, dará origem a uma discussão coletiva presencial, na aula. Isto nos permitirá usar de forma mais eficiente todo o espaço da aula dedicado ao debate dentro de cada grupo.

g) Passarei a intensificar a nossa troca de mensagens usando a lista e os comentários em blogs para dinamizar a participação e troca de idéias entre os alunos e também com os professores, usando a internet. Isto é essencial, para o desenvolvimento do curso, porque aulas quinzenais são muito espaçadas e se nada for feito nos intervalos, é grande a possibilidade dos alunos esquecerem parte dos conteúdos dados em sala. Quem sai perdendo com isto são os alunos.

h) Qualquer duvida estou a disposição de todos a qualquer hora. Meu email é castilho.aulas@gmail.com, o meu MSN é carloscastilho@hotmail.com e o meu skype é cavcastilho. Estou alterando o meu Twitter para usá-lo exclusivamente para aulas.

Um abraço
Castilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário