sexta-feira, 19 de junho de 2009

Análise Sinopses / Roteiro em Multimídia - Aula 3 - 20/6

Período Matutino (8:30)

1)Discussão sobre sinopses – Castilho / Jacque
a) Análise do material publicado nos blogs
I)Relações dentro dos grupos / desentendimentos / atritos / maioria e minoria/ manutenção da unidade;
II)Conflito entre objetivo e método. Objetivo – produção de peça multimídia sobre áudio, vídeo, narrativa e redes. Método – trânsito, comportamento, músicas religiosas e transito.
III)Enfocar a narrativa por meio das músicas religiosas etc.
IV)Sinopse / roteiro / storyboard / organograma de produção.
V)Discussão com alunos.
b) Sistemática das aulas
I) Tema inovador ( multimídia) exige método inovador (aulas interativas)
II) Reações dos alunos -Percepções diferentes /desorientação;
III) Reações dos professores – Alunos intimidados, receio de divergências públicas;
IV) Atendimento personalizado e coletivo.
V) Debate
c)
2) O que é multimídia
a) Definição – Castilho
I) Uma história multimídia combina narrativas sonoras, imagéticas, textuais e interativas, organizadas de forma não linear e publicadas numa plataforma Web onde as informações são complementares, contextuais e incentivando a continuidade;
II) Combinação de Narrativas;
III) Estrutura Não Linear;
IV) Narrativas complementares;
V) Contexto – antecendentes, atores, conseqüências e referências;
VI) Continuidade – redes sociais e de informação

b) CrossMídia – Definição que procura diferenciar projetos baseados em narrativas multimídia e sites multimídia. Para os adeptos da crossmidia, ela definiria os projetos multimídia, enquanto a expressão multimídia seria usada para qualificar os páginas web que incluem várias mídias sem combiná-las numa narrativa não linear.
c) Convergência Multimídia – Quando um projeto multimídia inclui diferentes empresas de comunicação como por exemplo: canal de televisão, emissora de radio, veículos impressos, página Web informativa, redes sociais virtuais e sites de interatividade online.

d) Exemplos práticos
– Castilho : WWW.360degrees.org / http://g1.globo.com
– Marcius:
– Daniel:


3) Almoço 12:00

Período Vespertino (13:30)

1) Roteiro (Marco e Eduard)
a) Exposição teórica (texto a ser acrescentado pelos professores)
b) Exemplos de roteiros multimídia
2) Alunos começam a esboçar os roteiros de seus respectivos grupos. Sugestão de ordenação dos trabalhos:
a) Esboço da página de abertura com a preocupação de atrair a atenção do público;
b) Identificar o processo, evento ou situação centrais no projeto;
c) Descrever dinâmica do processo, evento ou situação;
d) Descrever antecedentes históricos;
e) Identificar principais protagonistas e referências;
f) Outros itens relacionados ao tema principal
g) Publico meta para interatividade
3) Alunos esboçam uma ordenação do roteiro tomando como base os seguintes pontos:
a) Quais as partes do roteiro mais adequadas para uma narrativa com imagens (vídeos, slideshows, fotos, animações, infográficos, 3D etc;
b) Quais as partes do roteiro mais adequadas para uma narrativa com sons;
c) Quais as partes do roteiro mais adequadas para uma narrativa textual;
d) Quais as partes do projeto onde cabe a interatividade com o público e a formação de redes informação e redes sociais;
4) Todo material produzido deverá ser publicado nos blogs dos grupos para que o conteúdo possa ser lido e comentado por alunos e professores.

5) Encerramento 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário