A aula deste sábado está dividida em duas partes:
1) Pela manhã (início 8:30 horas) - Haverá uma exposição sobre as dificuldades do pensar multimídia na produção de projetos em plataforma Web, seguida por um debate e por exercícios práticos.
2) Pela tarde ( início 13:00 horas) - Os alunos farão as apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos nos respectivos grupos, seguindo-se uma avaliação crítica pelos professores e um debate sobre o andamento do curso.
Detalhando:
I )A exposição matutina constará dos seguintes pontos:
1) Aprendendo com as dificuldades;
2) Dificuldades no aprendizado da narrativa multimídia;
3) A multimídia não é só uma nova ferramenta;
4) É também uma narrativa que rompe com modelos vigentes há séculos;
5) A mudança não será instantânea / exige experimentação e recombinação;
6) A mudança marca o início do fim da hegemonia da escrita na comunicação (texto manuscrito
e impresso);
7) Trata-se de uma herança que tem várias centenas de anos;
8) Resgate da tradição oral e visual;
9) Gregos e tradição oral das comunidades indígenas, onde não há escrita / África e Ásia;
10) Visual / cavernas e inscrições rupestres / religião só tolerava imagens divinas / a imagem era para reverenciar a não para comunicar;
11) O desenvolvimento da narrativa multimídia enfrenta obstáculos técnicos e culturais;
12) Obstáculos técnicos já estão quase superados / HTML e Flash / (ainda falta resolver) Web semântica;
13) Obstáculos culturais / são os menos discutidos / projetos dos alunos mostraram que o problema não é técnico, mas sim de mudança de paradigmas culturais;
14) Valores não mudam da noite para o dia / rotinas mudam mais rapidamente;
15) Multimídia muda quais valores?
16) O principal deles é a dependência da escrita como forma hegemônica de comunicação /mesmo na rádio ou televisão / dependência de locutores do script / TV Globo gastou mais de 20 anos para reduzir a dependência do texto nos stand ups de repórteres de vídeo;
17) A dependência do texto está associada ao medo da exposição / as pessoas se escondem atrás do texto / temem a exposição pelo áudio e mais ainda pelo vídeo / temem a exposição na interatividade / temem a exposição até na sala de aula/ temor por que acham que serão julgadas pela aparência;
18) Dependência do texto está associada ao medo do erro, da crítica e da incerteza;
19) Só que sem erro, crítica e incerteza não há produção de conhecimento;
20)Produção coletiva de conhecimento (crowdsourcing);
20) Multimídia, convergência e crossmídia – definições e diferenças.
II ) Debate e exercícios:
a) Exercícios orais
b) Exercícios visuais
Intervalo para Almoço
I ) Apresentações
a) Grupo de Áudio
b) Grupo de Narrativas
c) Grupo de Redes Sociais
d) Grupo de Imagens
II) Debate
III) Encerramento 17 horas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário